DPIA é uma metodologia amplamente adotada pela legislação europeia de proteção de dados pessoais, a General Data Protection Regulation – GDPR, que consiste na execução de uma avaliação de impacto da proteção dos dados pessoais.
Na GDPR (EU) tem o nome de Data Protect Impact Assessment (DPIA), na LGPD (BR)-Lei Geral de Proteção de dados, a metodologia tem o nome de Relatório de Impacto de Proteção de Dados (RIPD).
A LGPD importou o conceito, sob o nome de relatório de impacto à proteção de dados pessoais que consiste basicamente em uma documentação que descreve os processos de tratamento de dados pessoais que podem gerar algum risco aos direitos dos titulares, além das medidas e mecanismos empregados para mitigar esses riscos.
Isto posto, cabe salientarmos que RIPD tem grande importância face a seus diversos objetivos que podemos citar:
Além dos objetivos acima citados, entendemos que a Avaliação de Impacto sobre a Proteção de Dados (DPIA), objetiva sobretudo, o fortalecimento da confiança dos clientes ou cidadãos no modo como os dados pessoais são processados e a privacidade é respeitada.
Valéria Reani Rodrigues Garcia – DPO Primo & Campos Sociedade de Advogados
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto navega pelo site. Utilizamos cookies categorizados como necessários armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site e serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Cookie | Descrição |
---|---|
Google Analytics | É uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. |
Pixel do Facebook | É uma ferramenta analítica que nos permite mensurar o sucesso de campanhas e para que possamos eventualmente exibir anúncios personalizados a você em outras plataformas. |